Curso de Mediação na Resolução de Conflitos

A forma mais comum e habitual de solucionar conflitos é através dos tribunais de justiça e, no entanto, existem vias alternativas à função judicial que, pela sua eficiência em tempo, despesas econômicas e menor desgaste emocional das partes envolvidas atualmente em alta.
Um dos métodos utilizados é a Mediação. Consiste em um processo voluntário, flexível e participativo de resolução pacífica de conflitos, onde as duas partes envolvidas recorrem voluntariamente a uma terceira pessoa imparcial, o mediador, para chegar a um acordo satisfatório.
O curso que apresentamos Mediação na Resolução de Conflitos, permite o alcance de conhecimentos sobre as fases e modelos desse meio de resolução extrajudicial de conflitos, aprofundando nas ferramentas e técnicas de comunicação e negociação que podem ser utilizadas em diversos ambitos: familiar, escolar, comunitário, etc.
1.RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: A MEDIAÇÃO
1.1 Os Conflitos
1.1.1 Conceitos e definição do Conflito
1.1.2 Teorias psicológicas que explicam o conflito
1.1.3 Classificação ou tipos de conflitos
1.1.4 Dinamica do Conflito
1.1.5 Estrutura do conflito
1.2 Métodos alternativos de resolução de conflitos
1.3 A mediação
1.3.1 Princípios básicos da mediação
1.3.2 Modelos de mediação.
2. MEDIAÇÃO: ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
2.1 Estratégias e técnicas de mediação
2.1.1 Estratégias de mediação segundo modelos
2.2 Técnicas
2.2.1 Técnicas de comunicação
2.2.1.1 Leis básicas da comunicação
2.2.1.2 A escuta ativa
2.2.1.3 Dar e receber feedback
2.2.1.4 A comunicação não verbal
3. MEDIAÇÃO: TÉCNICAS INTERROGATIVAS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
3.1 Técnicas Interrogativas: perguntas
3.1.1 Tipos de perguntas
3.1.1.1 Segundo a construção
3.1.1.2 Segundo sua intencionalidade
3.1.1.3 Etapas da mediação e tipologia de perguntas
3.2 O papel das emoções da pessoa mediadora
3.3 Negociação
3.1 Estilos de negociação
3.2 Diferenças culturais e estilos de negociação
3.3 Técnicas de negociação
4. AVALIAÇÃO: MELHORA DOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
4.1 Avaliações da mediação
4.1.1 Momentos da avaliação
4.1.2 Desenvolvimento de avaliações
4.1.3 Procedimentos básicos para reunir informação
4.2 A avaliação da mediação: aplicação pratica
4.2.1 Tipos de avaliação de acordo com os ambitos da mediação
4.2.3 Critérios de avaliação para as diferentes fases do processo de mediação
4.2.4 O relatório de avaliação
4.3 Eficácia da mediação
Os cursos da Divulgação Dinâmica são assim:
Aprenda
ao seu ritmo:
Realize a sua formação desde casa, sem horários mínimos de conexão e com acesso à Plataforma durante as 24h do dia.
Certificados
Reconhecidos:
Obtenha o seu Certificado reconhecido com validez laboral e curricular.
Tutor
Pessoal:
Um tutor pessoal fará o acompanhamento da sua formação para resolver todas as suas dúvidas e obter o Certificado sem problemas.
Sem conhecimentos
prévios:
Tenha ou não conhecimentos na área profissional, os nossos cursos estão elaborados para que os possa compreender e assimilá-los 100%, independentemente dos seus conhecimentos prévios sobre a matéria.
Tem alguma consulta?
Telefone-nos ou escreva-nos por Whatsapp:
+351 914 408 907
* Horário de atendimento:
De Segunda a Quinta: 07:30 a 14:00 e de 15:00 a 17:00 h.
Sexta: 07:30 a 13:00 h.