Curso de PHDA: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

A Perturbação de Hiperatividade e Déficit de Atenção é uma perturbação neurobiológica e do desenvolvimento que se caracteriza por três tipos de sintomas: hiperatividade, impulsividade e falta de atenção. Saber identificar as dificuldades associadas a estes sintomas, de grande impacto na vida da criança com PHDA, nas suas famílias e no âmbito escolar, assim como, conhecer as estratégias educativas para lhes fazer frente, ajuda a minimizar as consequências de uma perturbação que se verifica num 7% população escolar.
O curso que apresentamos, PHDA – Perturbação de Hiperatividade e Déficit de Atenção, proporciona conhecimentos teóricos e ferramenta práticas necessárias para a intervenção das diferentes dificuldades, principalmente em habilidades sociais, em dificuldades relacionadas com a área afetivo-emocional, com as que se podem encontrar as crianças que apresentam esta perturbação.
1) A PHDA E AS SUAS CARACTERÍSTICAS
1. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
1.1. Sintomatologia específica da PHDA
1.2. Sintomatologia associada ao PHDA
1.2.1. Dificuldades nas habilidades sociais
1.2.2. Dificuldades de aprendizagem
1.2.3. Dificuldades de autoestima, estado de ânimo e motivação
1.3. Bases biológicas e psicossociais da PHDA
2. História e modelos da PHDA
2.1. Modelos explicativos da PHDA
3. Comorbidades
4. Deteção e diagnóstico da PHDA
4.1. O protocolo a seguir
4.2. Como realizar uma deteção precoce
4.3. O processo de avaliação da PHDA
5. Os principais níveis de intervenção
5.1. A intervenção farmacológica
5.2. As novas tecnologias na intervenção com PHDA
ANEXO 1. ESCALA EDAH
ANEXO 2. ADHD RATING SCALE
2) A PHDA A NÍVEL INDIVIDUAL E FAMILIAR
1. O impacto da PHDA na família
1.1. Os estilos educativos e o PHDA
2. Os apoios sociais
3. Estratégias gerais para o trabalho da PHDA
3.1. Técnicas comportamentais
3.1.1. Técnicas para aumentar comportamentos
3.1.2. Técnicas para diminuir comportamentos
3.1.3. Economia de fichas e contratos comportamentais
3.2. Técnicas Cognitivas
3.2.1. Técnicas de autocontrolo
3.2.2. Método IDEAR de solução de problemas
3.3. Outras técnicas
3.3.1. Meditação e relaxamento
3.3.2. Intervenção psicomotora
3.3.3. O método Gillour
4. Treino em habilidades sociais
5. O estudo em casa
6. A PHDA na adolescência
ANEXO 1. Tipos de reforçadores
3) A PHDA NA ESCOLA
1. A PHDA a nível escolar
2. O diagnóstico da PHDA na escola
2.1. A PHDA como necessidade especial de apoio educativo (NEAE)
3. A motivação no estudo
3.1. A criatividade numa criança com PHDA
4. As adaptações curriculares
4.1. Adaptações curriculares mais comuns
4.2. Pautas específicas para trabalhar com alunos com PHDA
4.2.1. Modificação de comportamento para professores
5. Adaptações para problemas de aprendizagem e PHDA
5.1. Estratégias para dificuldades na leitura
5.2. Estratégias para dificuldades na escrita
5.3. Estratégias para dificuldades no cálculo
6. Avaliação da aprendizagem
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