Curso Universitário de Especialização: Mediação na Resolução de Conflitos

A forma mais comum e habitual de solucionar conflitos é através dos tribunais de justiça e, no entanto, existem vias alternativas à função judicial que, pela sua eficiência em tempo, despesas econômicas e menor desgaste emocional das partes envolvidas atualmente em alta.
Um dos métodos utilizados é a Mediação. Consiste em um processo voluntário, flexível e participativo de resolução pacífica de conflitos, onde as duas partes envolvidas recorrem voluntariamente a uma terceira pessoa imparcial, o mediador, para chegar a um acordo satisfatório.
O curso que apresentamos Mediação na Resolução de Conflitos, permite o alcance de conhecimentos sobre as fases e modelos desse meio de resolução extrajudicial de conflitos, aprofundando nas ferramentas e técnicas de comunicação e negociação que podem ser utilizadas em diversos ambitos: familiar, escolar, comunitário, etc.
1. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: A MEDIAÇÃO
1.1 Os Conflitos
1.1.1 Conceitos e definição do Conflito
1.1.2 Teorias psicológicas que explicam o conflito
1.1.3 Classificação ou tipos de conflitos
1.1.4 Dinamica do Conflito
1.1.5 Estrutura do conflito
1.2 Métodos alternativos de resolução de conflitos
1.3 A mediação
1.3.1 Princípios básicos da mediação
1.3.2 Modelos de mediação.
2. MEDIAÇÃO: ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
2.1 Estratégias e técnicas de mediação
2.1.1 Estratégias de mediação segundo modelos
2.2 Técnicas
2.2.1 Técnicas de comunicação
2.2.1.1 Leis básicas da comunicação
2.2.1.2 A escuta ativa
2.2.1.3 Dar e receber feedback
2.2.1.4 A comunicação não verbal
3. MEDIAÇÃO: TÉCNICAS INTERROGATIVAS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
3.1 Técnicas Interrogativas: perguntas
3.1.1 Tipos de perguntas
3.1.1.1 Segundo a construção
3.1.1.2 Segundo sua intencionalidade
3.1.1.3 Etapas da mediação e tipologia de perguntas
3.2 O papel das emoções da pessoa mediadora
3.3 Negociação
3.1 Estilos de negociação
3.2 Diferenças culturais e estilos de negociação
3.3 Técnicas de negociação
4. AVALIAÇÃO: MELHORA DOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
4.1 Avaliações da mediação
4.1.1 Momentos da avaliação
4.1.2 Desenvolvimento de avaliações
4.1.3 Procedimentos básicos para reunir informação
4.2 A avaliação da mediação: aplicação pratica
4.2.1 Tipos de avaliação de acordo com os ambitos da mediação
4.2.3 Critérios de avaliação para as diferentes fases do processo de mediação
4.2.4 O relatório de avaliação
4.3 Eficácia da mediação
5. CHAVES DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
5.1 Comunicação
5.1.1 Tipos de comunicação
5.1.2 O recetor: Elemento chave da comunicação. Feedback. Escuta ativa
5.2 Comunicação interpessoal nas entidades: O porta-voz
6. INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
6.1 Importância e necessidade da intervenção educativa em inteligência emocional
6.2 Métodos de avaliação da inteligência emocional
6.3 Intervenção em educação emocional
6.4 Consciência emocional
6.5 Regulação emocional
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